Banda revelação ucraniana de occult rock chega com muito peso em seu novo álbum!
Sabe aquela impressão de ouvir algo familiar mas ao mesmo tempo totalmente novo? Foi exatamente o que senti ouvindo o lançamento da banda Sinoptik.
Destaque no Aztech Metalfest Online, a Sinoptik é mais uma banda de Kiev, na Ucrânia, que começa a ganhar notoriedade mundo afora. O trio de occult rock lançou o single ‘Black Soul Man’ em novembro de 2020, uma canção de combate à opressão e que, ao mesmo tempo, busca confortar tantas pessoas – que como os próprios ucranianos – sofreram opressão em determinado momento da vida.
Sinoptik foi formada em 2014 em Donetsk, mas a guerra civil forçou Dmitriy Afanasiev (guitarra, teclado e voz), Ruslan Babayev (bateria) e Aleksandr Savin (baixo) a mudar para a capital Kiev. Segundo os músicos, a situação de deslocamento em meio aos caos deixou um sentimento de serem tratados como “cidadãos de segundo classe”.
A sonoridade da banda é uma mescla do clássico com o moderno: reverbera a aura do rock setentista e é amparado com produção bombástica, com todos os instrumentos e nuances perceptíveis.
O álbum The Calling mostra muito bem tudo isso: uma homenagem aos clássicos sem perder a originalidade. A voz de Dmitriy tem um crescente nas músicas, acompanhada pelos instrumentos que carregam um peso e melodias incrivelmente bem trabalhadas. Imagine esses caras ao vivo – saudades de um show, é minha filha?
Sem agressividade, mas com um toque de doom e rock psicodélico que me fez viajar ainda mais nas músicas. As letras em sua maioria são em inglês, o que facilita para entender a história que eles estão contando em cada faixa, mas confesso que fiquei curiosa em ouvir mais da banda em seu idioma original.
A última faixa do disco, The Call, é a mais longa: quase 10 minutos de música. 10 minutos que eu confesso que não achei que passariam tão rápido. A música ficou incrível em todos os seus momentos e tem uma força que faz você querer ouvi-la várias vezes. Mas não deixe ela repetindo… cada faixa vale seu tempo.
O trabalho ficou lindo nesse novo álbum, digno de banda veterana. Para os fãs de Black Sabbath, Pink Floyd, Mastodon; é um prato cheio. Confira os álbuns anteriores para conhecer mais do som e da história desse trio.